Seguidores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Seguidores

Mensagem  Dungeon Master em Sex Out 26, 2012 3:16 pm

Não faz mal eu dar mais uma explicação sobre as tropas e postar aqui algumas bases que usei na escolha de classe, raça e tendências. Primeiro vou explicar novamente como chegamos ao resultado das tropas. No livro do mestre Pág. 105 tem uma ampla explicação sobre o talento liderança. Com este talento você consegue ter seguidores, ou seja pessoas que se aliam a você por algum motivo, seja ele crença, dinheiro ou dever. Inicialmente o talento liderança permite que você tenha um parceiro de lvl mais alto ou as tropas. Estas tropas segundo a regra são todos combatentes, uma classe de PDMs listada no livro do Mestre mais fraca do que as classes comuns que conhecemos, porém você não paga salário a eles, e sim apenas os recruta com interpretação e vantagens. Eu decidi colocar classes nesses Npcs para que fiquem mais fortes, em compensação estou cobrando que paguem salário a eles. Quem quiser Não pagar salário as tropas e apenas o custo de alimentação e manutenção, eu permito que o faça, porém os soldados serão todos da classe de PDMs chamada Combatente.

->Para chegarmos a quantidade de tropas e ao nível de liderança, nós somamos nível de classe + modificador de carisma, depois disso, verificamos os modificadores de condição (que são altamente mutáveis) para designar seu nível de liderança. Depois apenas comparamos a tabela no Livro do mestre. Os modificadores também podem ser achados lá e Apenas O Narrador pode definir se vocês têm ou não direito a eles. Eu comecei introduzindo o talento liderança sem os bônus por enquanto e pretendo colocar assim que tiver uma base de cada personagem.

->Os custos da tropa não são baixos, porém é fácil definir, segundo a regra normal, cada seguidor gasta de comida diariamente 5PP estando ele em campanha ou não. Eu alterei este valor, pois acredito que tropas que não estão em campanhas possuem tempo para caçar se o senhor deixar alguns seguidores apenas nessa finalidade. Então em campanha, ou seja, em missão a tropa gasta por seguidor 5PP em alimentação diária e fora de campanha deixando alguns homens para caçar sairia o custo de 2PP diários por seguidor.

->Há também um custo de manutenção das tropas que eu citei anteriormente, ou seja, esse custo é referente aos equipamentos dos seguidores, sua arma, armadura, escudo, botas, roupas de batalha e etc. Este custo é pago Anualmente e é calculado em cima do salário do seguidor, ou seja, todo ano o personagem paga um valor de 30% do salário de cada seguidor para cada seguidor a mais do que o salário normal para a manutenção de seus equipamentos sendo que as tropas possuem o equipamento básico do livro do jogador. Um senhor generoso ou que deseja uma tropa melhor equipada, pode mudar o equipamento de suas tropas comprando individualmente equipamentos para elas, por exemplo: Sabien Meridian possui uma guarda pessoal de 20 homens, eles estão equipados com os equipamentos iniciais do livro, vamos supor que desses 20 homens, 10 são guerreiros o que deixaria que eles tivessem basicamente equipados de Brunea , espada longa e arco curto. Sabien decide melhorar isso, concedendo para cada, uma armadura peitoral de aço que custa 200Po e uma espada Larga que custa 50 Po. Sendo assim, se ela vai equipar os 10 homens com esses novos equipamentos, ela apenas precisará pagar a diferença do preço de venda do equipamento anterior para o equipamento novo. Uma Brunea nova custa 50 Po, o preço de venda é metade do valor, logo são 25Po fazendo com que ela gaste 175Po para que cada um dos 10 seguidores equipem sua nova armadura, a espada longa custa 15 Po sendo seu preço de venda 7Po e 5PP, ou seja, para comprar uma espada larga gastará apenas 42Po e5PP por seguidor.

->Bem, as classes dos seguidores foram definidas de acordo com as descrições do reino que habitam levando em consideração o tipo de região e política adotadas por seus governantes e por vocês. Um exemplo é que em Vanfir o Bárbaro é uma das classes predominantes, porém em Vereerd um Bárbaro é raro de se ver. Há também o fator divisa, é mais comum ter Bárbaros em Hidrus que faz divisa com Vanfir do que em Vereerd que é longe. A rolagem foi feita usando Dois D10 sendo um representando unidade e outro representando dezena e comparando o resultado com a tabela específica da região. Antes de mostrar as tabelas, porém, eu devo primeiro listar as classes básicas de D&D conhecidas em Regna. (Qualquer outra que possua em algum dos livros ou me passou despercebida ou é rara o suficiente para não poder ser inclusa). São elas:

-Bárbaro: descrição Pág.22 Livro do Jogador.
-Druida: descrição Pág.30 Livro do Jogador.
-Feiticeiro: descrição Pág.34 Livro do Jogador.
-Bardo: descrição Pág.24 Livro do Jogador.
-Clérigo: descrição Pág.26 Livro do Jogador. (lembrando que os deuses adotados são outros)
-Guerreiro: descrição Pág.37 Livro do Jogador.
-Ladino: descrição Pág.38 Livro do Jogador.
-Mago: descrição Pág.40 Livro do Jogador.
-Monge: descrição Pág.43 Livro do Jogador.
-Paladino: descrição Pág.45 Livro do Jogador.
-Ranger: descrição Pág.48 Livro do Jogador.
-Duelista: descrição Pág.07 Livro Completo do Guerreiro.
-Lâmina Maldita: descrição Pág.10 Livro Completo do Guerreiro.
-Samurai: descrição Pág.13 Livro Completo do Guerreiro.
-Privilegiado: descrição Pág.7 Livro Completo do Divino.
-Shugenja: descrição Pág.11 Livro Completo do Divino.
-Xamã Espiritual: descrição Pág.15 Livro Completo do Divino.
-Bruxo: descrição Pág.9 Livro Completo do Arcano.
-Mago da Guerra: descrição Pág.12 Livro Completo do Arcano.
-Wu Jen: descrição Pág.17 Livro Completo do Arcano.
-Batedor: descrição Pág.8 Livro Completo do Aventureiro.
-Ladrão Arcano: descrição Pág.15 Livro Completo do Aventureiro.
-Ninja: descrição Pág.20 Livro Completo do Aventureiro.

Foram essas as classes bases adotadas. Agora podemos passar para as tabelas por região, nestas tabelas adotei a seguinte legenda:

-Classes com * são mais comuns na região para recrutamento.
- Classes com ** são menos comuns na região, mas com quantidade considerável.
-Sem marcação são as classes raras para recrutamento na região.

->Tabela de rolagem para classes no recrutamento em Vanfir:

01 a 10 -Barbaro*
11 a 19 -Druida*
20 a 26 -Feiticeiro*
27 a 29 -Bardo**
30 a 32 -Clérigo**
33 a 40 -Guerreiro*
41 a 47 -Ladino*
48 -Mago
49 a 51 -Monge**
52 a 54 -Paladino**
55 a 63 -Ranger*
64 a 66 -Duelista**
67 -Lâmina Maldita
68 -Samurai
69 a 75 -Privilegiado*
76 -Shugenja
77 a 82 -Xamã Espiritual*
83 a 89 -Bruxo*
90 -mago da Guerra
91 -Wu Jen
92 a 98 -Batedor*
99 -Ladrão Arcano
100 -Ninja

Tabela de rolagem para classes no recrutamento em Hidrus:

01 -Barbaro
02 -Druida
03 a 10 -Feiticeiro*
11 a 19 -Bardo*
20 a 22 -Clérigo**
23 a 31 -Guerreiro*
32 a 40 -Ladino*
41 a 43 -Mago**
44 -Monge
45 -Paladino
46 a 53 -Ranger*
54 a 61 -Duelista*
62 a 70 -Lâmina Maldita*
71 -Samurai
72 a 74 -Privilegiado**
75 -Shugenja
76 -Xamã Espiritual
77 -Bruxo
78 -mago da Guerra
79 -Wu Jen
80 a 88 -Batedor*
89 a 97 -Ladrão Arcano*
98 a 100-Ninja**

Tabela de rolagem para classes no recrutamento em Elenamme:

01 -Barbaro
02 -Druida
03 a 05 -Feiticeiro**
06 a 14 -Bardo*
15 a 24 -Clérigo*
25 a 33 -Guerreiro*
34 -Ladino
35 a 43 -Mago*
44 a 52 -Monge*
53 a 61 -Paladino*
62 a 64 -Ranger**
65 a 67 -Duelista**
68 -Lâmina Maldita
69 a 71 -Samurai**
72 a 80 -Privilegiado*
81 -Shugenja
82 -Xamã Espiritual
83 -Bruxo
84 a 92 -mago da Guerra*
93 a 95 -Wu Jen**
96 -Batedor
97 a 99 -Ladrão Arcano**
100 -Ninja

Tabela de rolagem para classes no recrutamento em Vereerd:

01 -Barbaro
02 a 10 -Druida*
11 a 13 -Feiticeiro**
14 a 16 -Bardo**
17 a 26 -Clérigo*
27 a 36 -Guerreiro*
37 a 46 -Ladino*
47 a 56 -Mago*
57 a 59 -Monge**
60 a 62 -Paladino**
63 a 72 -Ranger*
73 -Duelista
74 -Lâmina Maldita
75 -Samurai
76 -Privilegiado
77 -Shugenja
78 -Xamã Espiritual
79 -Bruxo
80 a 88 -mago da Guerra*
89 -Wu Jen
90 -Batedor
91 a 99 -Ladrão Arcano*
100 -Ninja

Bem, por enquanto apenas fiz nas regiões de vocês, assim que for necessário completar para outras regiões, eu irei.

->Na parte das raças, eu me baseei na criação de personagem de vocês, quando eu abri as raças de Forgotten Realms e do livro dos monstros. Não vou colocar aqui uma tabela de raças aleatórias, pois o que fiz foi colocar um pouco de cada raça de acordo com as regiões que elas habitam e destacar a raça principal de suas localidades como descrita nos Reinos. Todas as raças usadas podem ser encontradas no Guia de Cenário de Campanha de Forgotten Realms ou no Livro dos Monstros.

->Em relação à tendência, foi seguido a do personagem ou variantes chamadas de “a um passo” delas, permitidas pelo livro na sessão de seguidores. Nestas foram levadas também em consideração a raça e a classe do seguidor. Um exemplo é que na maioria das vezes, os Bárbaros são Caóticos, então decidi colocar a maioria deles com o descritor Caótico. Os descritores estão abreviados nas descrições sendo que equivalem a:

LB: Leal e bom.
CB: Caótico e Bom.
NB: Neutro e Bom.
LN: Leal e Neutro.
LM: Leal e Mau.
N: Neutro.
NM: Neutro e Mau.
CN: Caótico e Neutro.
CM: Caótico e Mau.

->Os nomes foram gerados aleatoriamente em geradores da internet, então pode ser que nos seguidores de vocês possuam os que têm nomes parecidos, isso não quer dizer que estão conspirando ou coisa do tipo, apenas que não existe apenas um indivíduo no mundo com aquele nome.

->A numeração que eu coloquei na lateral é apenas para marcar no total o número de seguidores que o personagem possui, sendo divididos entre as especificações de níveis. O sexo foi apenas para vocês saberem quantos homens e mulheres possuem em seus seguidores, lembrando que não devem subestimar certos instintos e desejos. Pode ser crucial para uma boa marcha militar ou para a ruína dos soldados antes mesmo de atingirem seu objetivo.

->A experiência foi concedida de acordo com o necessário para atingir cada nível + um bônus concedido. No caso dos Lvls 1, foi concedido 50 de Xp como bônus, nos leveis acima esse bônus apenas foi dobrado, ou seja, para um seguidor lvl2 o bônus foi de 100Xp, para um Lvl3 foi de 200Xp e assim por diante. A Xp requerida para que subam de lvl está disponível no Livro do Jogador na Pág. 20. Exemplificando:

Seguidor Lvl 1: 50 Xp (apenas o bônus)
Seguidor Lvl 2: 1100 Xp (Bônus + mínimo para estar no 2º nível)
Seguidor Lvl3 : 3200 Xp (Bônus + mínimo para estar no 3º nível)
Seguidor Lvl 4: 6400 Xp (Bônus + mínimo para estar no 4º nível)
Seguidor Lvl 5: 10800 Xp (Bônus + mínimo para estar no 5º nível)

E assim por diante.

->Um seguidor pode subir de nível caso acumule Xp suficiente para tal depois das missões, só que para isso o personagem tem que possuir um “slot” vazio de nível superior, senão ele apenas fica com o máximo da Xp permitida antes de passar de nível até que possa fazê-lo. Exemplo:
Lisandro é um guerreiro de 1º nível, ele adquire 1000 de XP podendo passar para o 2º nível, porém o máximo de seguidores de 2º nível do personagem que o controla já foi atingido, então ele ficará com 999 de Xp até que o personagem que o controle tenha um espaço nos seguidores de 2º nível. Lembrando que vão ser levados em consideração que seguidores que ficaram mais fortes dentro da base do personagem vão ser companheiros mais sólidos e competentes na hora de missões e possíveis deserções.
->Os seguidores também sofrem efeitos de tempo, morte e medo. Ou seja, seguidores podem lhe abandonar por algum motivo, ou podem morrer em missão e até mesmo morrer devido à idade. Todos esses cálculos vão ser levados em consideração e um relatório vai ser passado aos personagens através do tópico Recursos > Personagens.

Espero que tenham gostado dessa explicação a fundo e qualquer dúvida, estarei a disposição. Obrigado.
avatar
Dungeon Master
Admin

Mensagens : 312
Data de inscrição : 10/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seguidores

Mensagem  Gege em Sex Out 26, 2012 9:31 pm

Muuuito completo... obrigado pelo otimo trabalho Bruno.

Vai aki uma sugestão.

Vendo essa progressão de exp dos seguidores e a progressão de "slot" vago na tabela de liderança, eu imagino que em pouco tempo teremos inumeros personagens lv1 com xp para o 2 mas o lider não vai ter slot para o level 2. (devem alguns chegarem ao lv3 em xp mas ainda no lv 1). O mesmo acontecendo com os personagens lv2 querendo ir pro 3 mas sem slots (um numero menor do que o exemplo do lv1, mas ainda sim grande). E assim por diante.

Sugiro, para economizar trabalho seu, que vc não precise calcular xp de cada seguidor ja que esse vai mesmo ficar segurando level porque o lider nao tem slot vago. Então, qdo o lider aumentar sua liderança, ele automaticamente escolhe quem vai passar de nivel levando em consideração os seguidores que mais agiram. Outra regra poderia ser que um seguidor não pode upar 2 vezes seguidas.

Sugestão apenas para poupar seu trabalho... pois serão mais de 100 seguidores se contarmos os 4 personagens... e esse numero vai aumentar muito ainda.
avatar
Gege
Admin

Mensagens : 51
Data de inscrição : 25/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seguidores

Mensagem  Dungeon Master em Sab Out 27, 2012 11:04 am

Infelizmente eu vou ter que contar a XP de qualquer forma, afinal ela serve pra algumas outras coisas também. Um exemplo é se um mago seguidor seu começar a escrever pergaminhos, um talento que a classe ganha logo cedo e utiliza a Xp, entendeu? Será trabalhoso mas já bolei um sistema para fazê-lo. Por mais brigadão pela sugestão Ge. Very Happy
avatar
Dungeon Master
Admin

Mensagens : 312
Data de inscrição : 10/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seguidores

Mensagem  Gege em Sab Out 27, 2012 2:26 pm

Putz...é mesmo. d: )
avatar
Gege
Admin

Mensagens : 51
Data de inscrição : 25/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seguidores

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum